Pages

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A lata

Sempre reclamei por não ter coração, vivia em fuga, sem respirar, apenas rangendo pelos cantos sem vontade nenhuma de que fosse religado na próxima manutenção. Ah, como eu queria poder sentir, mesmo que fossem apenas os sentimentos ruins, mesmo que eu pudesse apenas sofrer. Isso para mim não importa. O que eu quero de verdade é sentir. Apenas.

Passo a passo, andava as margens de uma rua. Seu nome? Vida. Para vocês, talvez isso signifique algo, mas não para mim. É até bom não ser notado, é até bom que ninguém se importe, afinal, se ninguém expressar sentimentos, não irei me culpar por não compreendê-los. Nesta rua cheia de certezas escondidas, vejo uma garota chorando. À mim é aberto sua vida. Vejo tudo o que se passou e tudo o que virá. Pela primeira vez sinto-me indiferente. Como se algo tivesse me tocado. Como se eu tivesse algo para ser tocado.

E logo após de ver tanta tristeza e solidão, enxergar a dor nos olhos de quem não a enxerga, mas sente acima de qualquer coisa, percebi que não me importo de sofrer. Junto às lembranças ruins, senti todas as maravilhas da vida. Senti o quão encantador é ter o vento tocando seu rosto e ter a chance de uma mão quente entrelaçada na sua. As pessoas se importam demais com o que realmente não importa. As pessoas se importam demais até demais. Só queria ter a chance de viver, ou ao menos, sentir.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O verdadeiro espelho


Um dia me perguntava o que é a verdade. Pense bem, é verdade que a cor que você vê no céu é azul? Pode ser, não é? Mas e para uma pessoa que em seus processos mentais não consegue enxergar a cor azul... Será que se ele enxergar, por ventura, o céu de uma cor esverdiada e afirmar conscientemente que o céu é verde, ele estará mentindo?

As pessoas precisam tomar uma posição e é para isso que surge a verdade. A verdade para Nietzsche é nada mais, nada menos que um ponto de vista. Não existe uma definição para a verdade. Então, o que é preciso entender é que a verdade sai por aí cantando a música de Marisa Monte (‘Já sei namorar’) – ‘eu sou de ninguém. Eu sou de todo mundo. E todo mundo me quer bem’.

Traduzindo e conceituando. Pare de procurar a verdade ou tentar enxergá-la. A verdade vai variar da sua percepção. A forma que você enxerga o mundo é diferente da que eu vejo e por isso a sua verdade é nada mais, nada menos que a sua verdade e nada além disso, mas não utilize tais palavras para dar uma desculpa e não ouvir mais os outros. O mais sábio é aquele que consegue reconhecer o maior número de verdades.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Desandança de um sentimento


Qual é a graça de permanecer no chão e se fazer de coitado quando visivelmente você tem armas para se levantar? Parece que está virando modinha. Como se esta fosse a geração dos corações partidos, mas quando na verdade, muita gente pede para que isso aconteça e possa se juntar ao ‘grupinho’.

O pior é saber que tem gente que realmente se deu mal e está derramando lágrimas, na qual muitos deles sofrem de verdade de uma doença chamada depressão. Sim, meu caro, é uma doença e não um pití. Tudo o que elas querem é que alguém preste atenção nela ou que ao menos, olhe para elas, enquanto você consegue encenar prantos porque alguém não quis ficar com você naquela festinha do sábado passado. Você acha mesmo que todo mundo tem que estar disponível só porque você quer?

Esta também é a geração da busca do amor e querem porque querem encontrar o amor da sua vida já aos nove anos de idade. Agora me diz, por que você está tão frustrado? É apenas porque o que os outros têm você ainda não tem? Amor existe, mas existe para quem o merece. Não seja desprezível ao ponto de transformá-lo em mais um sonho de consumo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sorrisos teus


Sabe, é como se tudo se resumisse num grande outdoor carregado de luzes, localizado no centro da metrópole como aqueles da Madison. Cada vez que abres um sorriso, meu rosto resolve tornar-se um espelho e irresistivelmente, também abre um sorriso, meio que singelo, meio que tímido, mas é um sorriso provocado sem saber de sua própria existência. Ah, nem tente disfarçar, já vejo quem apareceu.

É impossível tentar resistir. Tudo o que quero, tudo o que desejo, tudo o que sonho, tudo o que necessito é um sorriso teu. Um daqueles que vem já precipitando alegrias e outros sorrisos contagiados pelo teu. A única coisa que eu tenho que agradecer é por ter próximo a mim um daqueles que me dá força e segurança, um daqueles que mostram a verdade sobre a minha vida: Que eu sorrio porque tenho ao meu lado, o sorriso mais lindo do mundo.

Distâncias


É, querida distância, eu sei que você não gosta de mim e faz questão de estar presente próxima a mim. Irônico, não? A distância querer ficar próxima a mim. Então, quando é que você vai me deixar correr atrás do que quero, quando vai fazer aquela pessoa que me ama estar próxima a mim?

Eu só queria poder te ver, ter suas imagens rodando pela minha mente e refletindo sobre o meu coração pelo menos por mais uma vez, invés de ter a tua imagem gerada por lembranças antigas, de um tempo em que não haviam brigas, de um tempo que não haviam lágrimas, de um tempo que não havia distância.

Infelizmente, ainda tenho que lutar para poder estar cada vez mais perto de você. Sim, de fato está encurtando e a cada passo que consigo dar em sua direção, faz o meu coração palpitar como uma taquiocardia carregada de emoção e sentimento. Não estou parado, estou correndo atrás da minha felicidade.

domingo, 14 de agosto de 2011

Então se vem


Uma vez me disseram que o que importa não é a quantidade e sim a qualidade. Sempre invejei as mulheres pelo fato delas serem taxadas de possuir o dom de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas agora eu vejo que também consigo o mesmo. Enquanto escrevo o que vos fará talvez se sentir melhor por ver que pessoas – ou pessoa – estão piores que vocês, estou soluçando, caído, derrubado pelas lágrimas de sangue, do meu sangue. Sim, não tente imaginar como estou agora, não existe norte até onde estou.

Vejo os dias se passarem. Lua que vem, Sol que vai, nada vejo mudar. Tudo permanece o mesmo, mas não tão igual aos dias de vacas gordas que tive há meio século. Talvez as lembranças felizes me façam ficar ainda mais mal. Talvez. Não sei se é o frio ou se é o meu estado que está me fazendo tremer. Penso no que me dói, penso que talvez não haja volta. Nunca mais a verei encostada na pilastra desenhada 'magificando' ainda mais os contornos simples e meigos de seu rosto. É, agora eu vejo a verdade. Disseram-me uma vez que o que importa é a qualidade e não a quantidade... Troco todos os meus últimos anos sem ela por estar de volta mais uma vez naquela lembrança de trinta e dois segundos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A simplicidade das lentes


Na vida, há momentos para tudo. Uma hora, deveremos lembrar-nos do inicio, olhar para o presente e imaginar o futuro. Há muito me perguntara para que tudo isso, para que organizar as palavras de um modo que você entenda, já que minha mente desorganizada consegue encontrar um sentido nos meus pensamentos embaralhados e jogados ao chão formando pilhas.

Percebi que não escrevo para me sentir bem, nem para vocês. É somente um desejo de acabar com a pandemia de cegueira que se esvai através do mundo. Não quero que ninguém passe a ver de meu modo, não quero que precisem enxergar atráves de óculos de baixo grau. Quero apenas que abram os olhos. Ok, não, eu não quero, já não quero, já não desejo, já não preciso. Apenas é um pedido sem valor... O que custa abrir os olhos e aprender a conviver com a luz?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mais um homem


Você está andando, às vezes tropeça, mas sempre levanta, outrora aparece um grande amigo pra você rir junto com ele... Então você se apaixona, consegue ter seu coração inicialmente roubado, daí, você começa a amar e a pessoa que está contigo neste exato momento não precisa mais te roubar. De presente, você se dá, literalmente, incondicionalmente. Você então é amado, conhece o que é estar alegre vários dias consecutivos sem motivo aparente, ri do nada só ao lembrar-se dessa pessoa, fica com saudade, sonha exaustivamente com aquela pessoa, pensa que tem super poderes e ignora todos os avisos de que os problemas também são grandes e aí... Aparece o temível problema, daí a primeira fantasia do amor cai. Você descobre que não tem super poderes, descobre que não pode ajudar teu ente querido tão quanto queria, descobre que no fundo, no fundo, é apenas mais um humano dotado de suas limitações tão conhecidas.

É tão duro aceitar que não pode fazer nada, que você é apenas um observador, que nem ao menos tem a chance de se jogar diante do problema para que o outro não seja atingido. Descobre também quem as únicas coisas que você pode fazer é tentar sentir a dor ou então se manter em pé pra erguer as mãos. A frustração de ser apenas eu está me consumindo, a frustração de ter tudo e ao mesmo tempo, saber que tenho o nada.

sábado, 6 de agosto de 2011

A mala do Sapo

“O Príncipe correu para a torre onde ela estava e, beijando-a com amor, rompeu o encanto. A Princesa despertou e, junto com ela, todos os habitantes do Reino. Naquela noite, a Princesa dançou com o Príncipe e mais tarde casaram-se e viveram felizes para sempre.” Quantas vezes te contaram essa estória? Quantas vezes você sonhou com isso, garota? Quantas vezes você atribuiu uma máscara de Príncipe a qualquer um?

Eu sei que você está cansada de chorar, sei também de tudo o que aconteceu naquela noite fria de inverno, queria poder ter ido te encontrar, mas infelizmente não pude. Estava ocupado, naquela mesma hora, eu ajudava outra que estava em suas mesmas condições. Perdoe-me por não poder estar em infinitos lugares ao mesmo tempo, desculpe-me por ter permitido tantas lágrimas caírem. Eu te vi esperando um homem montado a cavalo, bem vestido, alto, forte, usando uma coroa dourada que fazia a noite virar dia de tão valiosa que era. Infelizmente ele não apareceu, a verdade é que por mais que você espere, ele nunca virá, infelizmente ele não existe.

Entenda, aquele que você espera, na verdade pode ter passado a vida inteira ao teu lado, pode ser apenas um garoto escondido sobre um manto sujo de poeira e que te faz rir nos momentos mais sem sentidos. Pode ser aquele menino de óculos e aparelho que quando você derrama uma lágrima qualquer, ele está bem perto e rapidamente enxuga-as. Perdoem-nos por não ser tudo aquilo que vocês esperavam, se não somos, muito menos agimos como um membro da realeza, perdoem-nos se somos apenas ajudantes da cavalaria que carregam muito amor por todas vocês.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Apenas...

Prometa que vai viver pra sempre, que não vai sair de perto de mim nem por um segundo. Apenas prometa que mesmo com toda a minha imaturidade e insegurança, nunca vai me deixar derramar sequer uma lágrima. Apenas prometa que mesmo com problemas gigantescos, nós nunca iremos soltar a mão um do outro, que nunca deixaremos de sorrir, que nunca fecharemos os olhos, que nunca iremos cobrir a cabeça com o travesseiro. Apenas prometa que mesmo com toda a irritação do cotidiano, você não deixará refletir em mim, que vai se sentar ao meu lado e vai me olhar nos olhos dando descargas naquilo que mais te incomoda. Apenas prometa que vai ouvir quando disser eu te amo, que vai me deixar segurar o teu braço para te trazer mais pra perto.

Sabe, mesmo com toda essa insegurança, mesmo com todos esses problemas, mesmo com todas essas lágrimas derramadas, mesmo com essa rotina esmagadora, eu jamais saírei de perto de você e é por isso, que apenas te digo: Não precisa nada prometer, que apenas responda através dos seus olhos.