Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O verdadeiro espelho


Um dia me perguntava o que é a verdade. Pense bem, é verdade que a cor que você vê no céu é azul? Pode ser, não é? Mas e para uma pessoa que em seus processos mentais não consegue enxergar a cor azul... Será que se ele enxergar, por ventura, o céu de uma cor esverdiada e afirmar conscientemente que o céu é verde, ele estará mentindo?

As pessoas precisam tomar uma posição e é para isso que surge a verdade. A verdade para Nietzsche é nada mais, nada menos que um ponto de vista. Não existe uma definição para a verdade. Então, o que é preciso entender é que a verdade sai por aí cantando a música de Marisa Monte (‘Já sei namorar’) – ‘eu sou de ninguém. Eu sou de todo mundo. E todo mundo me quer bem’.

Traduzindo e conceituando. Pare de procurar a verdade ou tentar enxergá-la. A verdade vai variar da sua percepção. A forma que você enxerga o mundo é diferente da que eu vejo e por isso a sua verdade é nada mais, nada menos que a sua verdade e nada além disso, mas não utilize tais palavras para dar uma desculpa e não ouvir mais os outros. O mais sábio é aquele que consegue reconhecer o maior número de verdades.

0 comentários:

Postar um comentário