Pages

sábado, 13 de novembro de 2010

Crença

Há alguns dias conversava com uma amiga minha e ela me pediu uma opinião sobre umas coisas. No fim das contas chegamos a falar sobre religião, assunto que eu num gosto muito de falar, pois cada um tem o seu modo de pensar. Ela me perguntou qual era a minha religião e a minha resposta não foi uma das melhores para o momento. E é por isso que agora farei um comentário sobre o que eu penso e o que eu sinto. Por favor, não levem isto a sério. Este é apenas o modo de pensar de alguém confuso, que acredita no mundo do homem, mas também no que há por tras das cortinas da trama mais insana... a vida.
Segundo a Wikipédia, "a religião pode ser definida como o conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam estas crenças". A religião foi um modo que os homens encontraram para explicar tudo o que não conseguiam explicar. Assim como o nascimento do mundo. Bom, sou católico, porém não vou à igreja ou cumpro com os deveres de um católico, não sou crismado, muito menos catequizado. No fim das contas, apenas fui batizado e que por sinal, quando isso ocorreu, não era dono da minha vontade.
Como vocês sabem, é muito difícil falar sobre isso, pois tenho que ter cautela dobrada ao falar sobre esse tema, por isso, tentarei ser um pouco mais objetivo. Creio, sim, na existência de um Deus e muitas vezes oro. Acho que quase todos os homens 'culturalizados' ocidentalmente, no mais profundo de sua consciência, acredita nem que seja numa possível existência. Como minha família é toda católica e com ramificações crentes no espiritismo, fui ensinado desde pequeno a orar antes de dormir, comer, ou qualquer coisa que poderia haver um elo com Deus. Mas aí cresci. Comecei a pensar e refletir no mundo como um todo e então vi que tudo não se baseia só na religião.
Para a religião, tudo se baseia na fé. E fé não pode ser explicada ou ensinada, fé é uma virtude dada aos homens que dão a eles o poder de sempre acreditar no amanhã. Mas esta pode deixá-los cegos ou podem faze-los progredir.

0 comentários:

Postar um comentário